Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat e entidades promovem seminário sobre povos chiquitano
Unemat e entidades promovem seminário sobre povos chiquitano
23/10/2006 16:53:01
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza no período de 10 a 12 de novembro o I Seminário “Afirmação dos Povos Chiquitano na Fronteira Brasil/Bolívia”, em Cáceres. O evento tem como meta promover a integração dos povos e discutir temas inerentes aos chiquitanos que vivem tanto no Brasil como no país vizinho por meio de palestras, tendas temáticas e da noite de cultura chiquitano.

A programação começa no dia 10 de novembro com a realização da Mística e Solenidade de abertura às 20 horas. No dia 11 de novembro será realizada a conferência “História e Cultura Chiquitano” proferida pelo doutor Roberto Tomichá. Também serão montadas temas temáticas onde serão tratadas questões fundiárias e identidade do chiquitano, apresentações da realidade indígena chiquitano.

Ainda no dia 11 de novembro será realizada a Noite de Cultura Chiquitano que poderá ser presenciada por toda a comunidade. A partir das 20 horas haverá apresentações e danças, comidas e bebidas típicas, artesanatos, música além de apresentações de grupos artísticos do Brasil e da Bolívia.

O seminário prossegue no dia 12 de novembro com a discussão dos direitos dos povos indígenas e a assinatura dos compromissos das entidades com povo chiquitano e às 12horas ocorre o concerto de encerramento.

Também no dia 12 de novembro será realizado o Seminário de Desenvolvimento Sustentável dos Povos Tradicionais da Fronteira/Pantanal e a partir das 16 horas ocorre as comemorações do Dia do Rio Paraguai com concentração na Praça Barão do Rio Branco.

O Seminário de “Afirmação dos Povos Chiquitano na Fronteira Brasil/Bolívia” será realizado no Colégio Imaculada Conceição e na Praça Barão do Rio Branco. O evento está sendo organizado em parceria pela Unemat, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e pela ong Joea (Juventude Organizada em Educação e Ação).

Lygia Lima - Assessoria Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada